quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pechincha

substantivo feminino
1. [Popular]  Grande conveniência.
2. Recompensa imerecida.
3. Lucro inesperado.
4. Compra vantajosa.


Diz o DN que a Lonely Planet classificou Portugal no Top10 de sítios a visitar em 2014 sob a categoria best value.  A reputada editora destaca os bons preços de Albufeira, o maravilhoso café e doces por poucos euros e a possibilidade de fazer passeios baratos  nos eléctricos de Lisboa. Argumentos de mérito duvidoso mas quem sou eu para desmentir a Lonely Planet?

Portugal é uma pechincha. Oferece, como diz o dicionário, uma grande conveniência ao turista que nos escolher como destino de férias. Somos uma compra vantajosa, uma espécie de prémio que inesperadamente sai sempre, dado de forma imerecida a todos os estrangeiros que aterram na Portela. Demasiado bom para ser verdade.

Tão bom que nem me apetece entrar pelo que esta honra significa realmente. Interessa apenas destacar que a Lonely Planet tem razão. Este país é mesmo uma pechincha. O Museu Berardo não é bem o Prado mas é gratuito. A Torre de Belém não é de Eiffel mas é mais barata. E o nosso Coliseu está tão degradado como o de Roma mas tem palhaços no Natal.

O único problema de Portugal são mesmo os portugueses. Os médicos e reparadores de esquentadores que desconhecem o conceito da “hora marcada”, os condutores que galgam as filas de trânsito até se enfiarem, mesmo no último segundo, num espaço impossível, os empregados de café que nunca têm troco e desdenham as notas com que queremos pagar como se estas fossem notificações fiscais e os donos de cães sem trela que acham que basta dizer “ele não morde” para que uma criança deixe de estar aterrorizada com o animal que corre na sua direcção.

Portugal é um bom destino de férias. É barato e agradável para visitar e, nos últimos tempos, essa faceta tem sido bem cotada nas mais variadas publicações da especialidade por esse mundo fora, escritas por e para quem nunca teve de viver em Portugal. E de conviver com portugueses.


A pachorra volta dentro de momentos.

1 comentário:

  1. Porque razão é que achas, que tantos camones venham para Portugal passar a reforma e comprar a quinta ou monte alentejano( se for quinta, de preferência á beira Douro) dos seus sonhos ?
    Não é de agora João...isto já era uma pechincha há mais tempo, agora é que estamos mais atentos e informados(temos que amar a internet), e conheço pessoalmente mais que um caso.

    ResponderEliminar