terça-feira, 22 de outubro de 2013

Remodelar


verbo transitivo
1. Modelar de novo.
2. [Figurado]  Refundir, dar nova forma a.



Cá em casa há uma divisão que precisa de ser remodelada. Desde que comprámos a casa, há mais de dez anos, nunca mais pintámos as paredes nem trocámos os móveis e isso já se reflecte de forma iniludível.

Claro que esta é uma decisão que custa a tomar. Não podemos gastar acima das nossas posses que, a acreditar no orçamento de estado para 2014 , vão poder deixar de se chamar assim. Vão chamar-se memórias.  

Por isso, andamos num debate entre a evidente necessidade de remodelar a tal divisão e a obrigatoriedade de garantir que há suficiente para a gestão corrente da casa.

Ao contrário de nós, o governo, que estava mais escaqueirado que a tal divisão cá de casa, decidiu remodelar-se. Em vez de fazer o necessário – deixar-se  derrubar e construir de novo, via eleições -, decidiu-se pela remodelação. O que nem é assim tão estranho  se pensarmos na dificuldade em lidar com a realidade que este governo vem demonstrando.

O que é bastante mais estranho é que um governo que no início não se importava de comer aquelas sandes de matéria mutante que servem na classe turística da TAP,  esteja agora a prever gastar, no próximo ano, 47,5 milhões de euros nas despesas dos gabinetes ministeriais. Ou seja, um aumento de despesa de 3,6 milhões de euros em assessores, motoristas, secretárias e sabe-se lá mais o quê de inegável e inevitável (palavra muito querida a este governo) interesse público.

Outra expressão muito querida neste governo é ajustamento. Tem dois sentidos, conforme o sujeito da frase. No meu caso significa aguentar a remodelação da tal divisão cá de casa até que haja alguma segurança de que o dinheiro não fará falta para qualquer outra coisa como roupa, electricidade ou novos impostos para pagar o outro ajustamento – o do governo – quando decide criar mais ministérios e secretarias de estado (e o governo já é maior que o anterior) para, em teoria, governar melhor.

Mas já que não conseguem e são cada vez mais, que tal dispensarem-me uns pares de braços para umas pinturas que preciso de fazer cá em casa?

Sem comentários:

Enviar um comentário