quarta-feira, 5 de março de 2014

Regressar

verbo intransitivo
1. Voltartornar ao ponto de partida.
verbo transitivo
2. Fazer voltar.


O táxi partiu e deixou um homem, estacado, a olhar para a casa. A única a que alguma vez chamou sua, a casa onde nasceu. Uma casa velha mas de uma nobreza sóbria que os anos não conseguiram vergar.

Uma casa na Rua das Flores de onde se espreitava uma nesga do Tejo que inspirava as brincadeiras da rua: era bucaneiro e explorador, navegante e comandante de uma tripulação de putos, um herói de espadas de pau a ensaiar a vida que haveria de levar.

O mesmo Tejo que reflectia a lua como os olhos da doce Ângela, marejados na noite em que, achando-se senhor do seu destino decidiu descer a rua em direcção ao Tejo, aos mares a que não resistia. Prometeu voltar em breve, cobri-la dos tesouros e aromas e tecidos que estavam para lá do horizonte. Prometeu escrever-lhe de cada porto onde acostasse.

Prometeu e não cumpriu. A única promessa a que se sentia obrigado era aquela voz interior que o desafiava – sempre o desafiara -  a ir mais além. A percorrer os mares distantes e a descobrir os cantos que o mundo esconde, vencendo distâncias, intempéries, fomes e canículas. Em busca das riquezas que nunca encontraria.

Um homem não chora. Não chorou quando o telegrama a avisar da morte de Ângela lhe chegou. Sabia que tinha morrido aos poucos: as cartas que lhe mandara – ela cumprira a promessa -  mostravam que ela definhava, ano após ano, pela sua ausência, pelo seu silêncio. Pelo seu amor.

A memória de Ângela não desapareceu. Com a mesma raiva com que combatia os elementos e o destino que o afastava da fortuna, lutava contra essa lembrança – essa culpa - com a ajuda do álcool e das mulheres que encontrava nos prostíbulos dos portos onde desembarcava, em Argel, Buenos Aires e tantos outros entretanto esquecidos.

Outros telegramas, anúncios de outras mortes, chegaram ao longo dos anos. Nenhum deles o fez chorar e nenhum deles o fez regressar. Fez-se velho, com a pele curtida pelo sal do mar que se lhe entranhara nas rugas e lhe entesara o cabelo. Demasiado velho para o engajarem. Foi assim, velho e derrotado, que o táxi o trouxe à Rua das Flores.

Um homem chega a casa e, encontrando-a vazia como o saco de lona que trazia às costas, deixou-se cair no chão a chorar.  

1 comentário: