segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Verdade


(latim veritas-atisverdadesinceridaderealidade)
substantivo feminino
1. Conformidade da ideia com o objectodo dito com o feitodo discurso com a realidade. ≠ ERROILUSÃOMENTIRA
2. Qualidade do que é verdadeiro. = EXACTIDÃOREALIDADE
3. Coisa certa e verdadeira. ≠ ILUSÃOMENTIRA
4. [Por extensão]  Manifestação ou expressão do que se pensa ou do que se sente. = AUTENTICIDADEBOA-FÉSINCERIDADE ≠ MENTIRA
5. Princípio certo. = AXIOMA
6. [Belas-artes Expressão fiel da naturezade um modeloetc.


Todos estavam agora num silêncio absoluto e com os olhos bem abertos, suspensos em cada palavra sua. Animado por isso, e pela necessidade de derrubar o cepticismo que ainda via na expressão da Senhora Sigurdottir, Ollafur continuou:

Depois de, com a ajuda de Thor, termos levado o califa a implorar de joelhos pela vida, largámos de al-Yazirat em direcção ao grande mar. Contornámos o al-Garb e rumámos a norte, ansiosos por regressar às nossas famílias e trazer em segurança o tesouro conquistado aos maometanos que recheava os porões dos dois orgulhosos drakkar que, imortais como Odin, rasgavam as ondas.

Assim que passámos a costa do Reino do Francos, ao princípio da décima noite de viagem, o mar começou a alterar-se. As ondas, picadas pelo vento de proa, começaram a vencer com cada vez maior ânsia os costados e, em menos de nada, estávamos no centro da maior tempestade que alguma vez vi.  Gufdrum, meu pai, rapidamente largou o leme e num único golpe cortou o cordame da vela que de imediato voou num panejar infernal.

Harald, o comandante do segundo drakkar, nem teve tempo de reagir. Uma vaga de estibordo foi mais forte que o cavername fragilizado pelo peso exagerado dos tesouros sarracenos e quebrou-lhes o casco em dois. Foram segundos até deixarmos de ouvir gritos dos bravos, abafados que foram pelas ondas que os levaram de nós e que, pelas mão das valquírias, estão agora em Valhalla.

Não perdemos tempo a chorá-los. O meu pai, mais forte que o ciclone e que o mar vingativo tinha retomado o leme e comandava a cadência dos que remavam ao mesmo tempo que ordenava aos outros que deitassem à água a preciosa carga, agora um estorvo.

Os olhos dos outros miúdos reflectiam a tempestade que ouviam contar sem  ousarem sequer respirar. A professora continuava impassível. Ollafur não desarmou:

Foram pelo menos dez horas de uma luta desigual. De um esforço só possível porque nós, filhos de Thor, somos os mais bravos guerreiros que jamais pisaram a face da terra. Só com o raiar do dia deixámos a tempestade para trás, voltando, sãos e salvos, a casa.

Infelizmente, Senhora  Sigurdottir, também só com o raiar do dia me apercebi que, no afã de aliviar o porão, também as pedras rúnicas contendo os deveres que nos marcou ficaram no mar, razão pela qual não os pude entregar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário