segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Epístola


(grego epistolé, -és, ordem transmitida por um mensageiro, carta, missiva)
substantivo feminino
1. Carta, missiva.
2. Composição poética em forma de carta.
3. Carta dedicatória de obra literária.
4. Parte da missa em que se lêem alguns versículos de uma epístola dos apóstolos.

Caro João César,

Foi com redobrado prazer que o ouvi na rádio a explicar-nos que tudo o que se está a passar por cá é apenas uma fase. Que felizmente temos o escape da emigração – de pessoas que nem fazem falta – enquanto países como a Alemanha ou a Noruega, coitados, nem esse escape têm e que, por isso, um dia destes vão rebentar com tanta acumulação de gente desempregada.

Concordo consigo. A pior maneira de ajudar os que ganham o salário mínimo é aumentar esse salário. Sei que não o disse por convicta caridade cristã mas que estará convencido que muitas empresas agradeceriam poder pagar menos que os 485 € que já hoje as colocam no limiar da sobrevivência, a um passo de falir.

No fundo, ainda há países em África onde o escape da emigração é maior que o nosso e, se o mundo é composto de mudança – as economias ajustam-se (foi assim que disse, não foi?) -, também é feito de competição. E quanto mais baixos os salários, mais competitivos seremos. Só não percebo como é que o Burkina Faso não fez ainda o ajustamento que, segundo diz, já se sente em Portugal. Mas isso são mistérios que, melhor que eu, o João César desvendará.

Estou cansado de ler nas redes sociais comentários negativos à sua entrevista. Pagãos que não sabem que é mais fácil o João César passar no buraco de uma agulha que um pensionista chegar ao reino dos céus. (Acho que a parábola não é bem assim mas o meu conhecimento dos evangelhos anda tão por baixo como o da economia  - e como as minhas economias, já que falo nisso -, faça o favor de me desculpar).

Fazendo votos de que continue com essa espantosa lucidez, despeço-me com amizade, lembrando-o que o inquérito do Vaticano já está disponível para resposta e que as suas também boas ideias sobre o que deve ser uma família são, para nós, muito importantes.

Um abraço,


Sem comentários:

Enviar um comentário