sábado, 13 de dezembro de 2014

Culpado

adjectivo
1. Que tem ou cometeu culpa.
2. Causador (de mal ou dano).
substantivo masculino
3. Implicado; acusado; criminoso ou tido por criminoso.

"culpado", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/culpado [consultado em 13-12-2014].

Um amigo meu disse com piada que depois de ouvir as explicações do governador do Banco de Portugal,  do presidente da CMVM e, sobretudo, de Salgado, Morais Pires e Ricciardi que começava a desconfiar que a culpa seria afinal da empregada da limpeza.

E o pior é que alguns mostram que estão realmente convencidos que nada fizeram de errado. Na sua maneira de ver as coisas, é absolutamente normal que se venda aos clientes investimentos em empresas que sabem estar falidas, que se vá mandando dinheiro para Angola sem se saber para quê e para quem, que se abram sucursais em paraísos fiscais, que um banco português emita milhares de milhões de euros de obrigações em Londres, cotadas no Luxemburgo e que as venda a uma empresa na Suíça que as enfia num pacote e revende em Portugal.

Em abstracto é difícil encontrar nisto o que está errado ou pelo menos ilegal. É a liberdade de estabelecimento de empresas, de circulação de capitais, é o principio de que a eliminação de barreiras entre países facilita o desenvolvimento económico.

O problema é que é mais legal levar dinheiro de Lisboa para o Panamá do que atravessar o Mediterrâneo de Marrocos para Málaga. É mais fácil ter um visto dourado do que consegui o estatuto de refugiado. Os imigrantes africanos repugnam-nos, as fortunas africanas não.

E disto somos todos – as empregadas da limpeza na piada do meu amigo – culpados.

Sem comentários:

Enviar um comentário